Acompanhe Kiki Around the World pelo blog e deixe seus comentários para interagir com a gente.

TOP 5 – Culinária excêntrica

Nós nunca conseguimos entender aquelas pessoas que sempre vão aos mesmos restaurantes e pedem sempre o mesmo prato e que quando estão viajando pedem aquele prato de massa básico só pra garantir. É engraçado como o medo das pessoas se reflete até no prato que elas comem… Afinal, melhor ir no certo do que no incerto né?! Não, nós acreditamos que experimentar os sabores do mundo faz parte da viagem. Descobrir novos sabores abre a mente, o paladar, traz novas sensações e quebra muitos paradigmas que temos até mesmo com a comida.
É claro que existem culinárias fantásticas que todos nós conhecemos e que certamente estariam em muitos TOP 5, como a italiana, a francesa e espanhola, mas o intuito aqui é partir para sabores mais excêntricos que nós experimentamos pelo mundo e adoramos. E por mais que você já tenha ido em um restaurante dessas culinárias na sua cidade, com certeza ele não vai ser a mesma coisa do que experimentar no próprio país.

5º LUGAR – CULINÁRIA PERUANA

A culinária Peruana é uma das mais variadas da América Latina e temos certeza que poucas pessoas conhecem. Pratos de carne, como a maravilhosa carne de Alpaca, frutos do mar, os mais variados pratos vegetarianos, doces de lamber os beiços e o famoso drink Pisco Sour… Uma culinária temperada e um pouco apimentada que tem de tudo pra agradar o paladar. Mas pra gente o campeão mesmo é o Ceviche com batata doce, um prato de peixe ou frutos do mar cru marinados em limão, pimenta e cebolas. Uma descoberta de sabores de dar água na boca de qualquer um.

Ceviche. The best!
Veja mais sobre os pratos Peruanos que provamos e recomendamos

4º LUGAR – CULINÁRIA TURCA

A culinária turca é bem concentrada em carne e agrada até mesmo os menos aventureiros. Afinal as estrelas são a Kofte, deliciosas bolinhas de carne que podem ser servidas de diversas formas diferentes e o Doner Kebad, geralmente uma carne de carneiro assada no espeto vertical. Mas eles costumam usar muitos vegetais para as entradas e até mesmo no café-da-manhã, além de serem famosos pelo delicioso iogurte e pelo jeito único de fazer café. Nosso preferido é o Paticlan Kofte, a bolinha de carne enrolada em berinjela assada com um molho delicioso.

Patlican kofte with rice
Veja mais sobre os pratos Turcos que provamos e recomendamos

3º LUGAR – CULINÁRIA INDIANA

A culinária indiana é simplesmente deliciosa e é o paraíso para os vegetarianos, já que a vaca é sagrada no país e não existem muitos pratos de carne. O único problema é o nível de apimentado do curry, pra quem tem sensibilidade pode ser um problema. As ricas combinações de especiarias resultam em muitas variações de curry e com isso uma incrível variedade de pratos. E nem ouse comparar com aquele curry em pó amarelo que você encontra em supermercados. O lance é experimentar um curry diferente por dia, além dos deliciosos pães que acompanham os pratos com molhos, como o roti, naan, chapatti, parantha. O thali, prato básico do dia-a-dia, é sempre uma ótima opção. Difícil dizer o favorito mas o panner butter masala tem grandes chances.

Thali
Veja mais sobre os pratos Indianos que provamos e recomendamos

2º LUGAR – CULINÁRIA JAPONESA

Mesmo que a culinária Japonesa seja bem disseminada no Brasil, só indo até lá para conhecer os verdadeiros sabores. Lá nos comemos o melhor arroz do mundo, um sashimi de atum branco (bintoro) que a gente nunca tinha visto e é mais gostoso do que o salmão, sorvetes que nos fazem sonhar até hoje, uma infinidade de doces que parecem mais enfeite e coisas com aparências discutíveis… Ahahahah… Não importa o que você experimentar, uma coisa podemos garantir, tudo é de super qualidade e saboroso. A culinária deles é tão diversificada e complexa que eles vendem livrinhos para turistas explicando as diferenças para ajudar na sua escolha.

Lamen with pork
Veja mais sobre os pratos Japoneses que provamos e recomendamos

1º LUGAR – CULINÁRIA TAILANDÊSA

De fato a culinária Tailandêsa foi a nossa preferida. Mesmo depois de passar 40 dias comendo por lá, a gente nunca cansou dos seus sabores. Além disso, você não precisa ir em restaurantes caros, qualquer barraquinha de rua vai te surpreender. A excêntrica mistura de especiarias que mesclam o doce, o amargo, o salgado e o apimentado garantem uma viagem de sabores pela sua boca e faz suspirar a cada garfada. Os nosso favoritos são o Tom Kha Kai (sopa de leite de côco com frango, cogumelo, legumes, galangal, lemongrass e kafir lime) e o Red Curry Soup (pasta de red curry com leite de côco, legumes e carne). Além disso, é um dos poucos países do sudeste asiático com sobremesas deliciosas, como o Mango Sticky Rice.

Red Curry Soup
Veja mais sobre os pratos Tailandeses que provamos e recomendamos

Veja também nossas outras listas de TOP 5:

TOP 5 – Oportunidades para snorkeling
TOP 5 – Sítios arqueológicos imperdíveis
TOP 5 – Cidadezinhas memoráveis
TOP 5 – Animais fascinantes
TOP 5 – Maravilhas da natureza

Comentários

  1. Geany 08 jan 2014 / 16:25 UTC / #

    oi Carol e Alexis!!
    Delicia ler seus posts e sonhar com minha viagem. Passo sempre por aqui, mas nunca tinha comentado… 
    Aproveitando, muito obrigada pelas dicas!
    E se não for abusar queria saber um pouco mais sobre o quotidiano mundo afora, principalmente Asia, que não conheço nada, como utilização de cartão ou cash, com quanto tempo de antecedência reservaram hoteis, albergues, couchsurfing… como armazenaram as fotos (virtualmente?)
    chega de perguntas!!! Espero que o retorno esteja sendo tranquilo!
    um grande abraço et un petit coucou à Kiki!!

    • Carol 08 jan 2014 / 19:31 UTC / #

      Olá Geany,
      Ficamos felizes em saber. :-)
      Primeiro, viajar pelo mundo e muito mais fácil do que a gente pensa, ainda mais na Ásia. Fique tranquila.
      Quanto à utilização de cartão não é tão disseminado por lá, principalmente pra quem viaja barato. É quase tudo cash mesmo. Mas com um cartão de débito internacional do seu banco vc pode sacar sem problemas no mundo todo. mas atenção, as taxas de IOF subiram em janeiro para todas as transações internacionais, tudo para 6,38%, então isso vai impactar no seu budget.
      Nunca reservamos hotel com antecedência, sempre sai mais caro, principalmente na Ásia. Só reservamos em casos excepcionais como cidades muito grandes, datas celebrativas, etc… Chegamos com a mochila, vamos pra região onde tem hospedagem barata e procuramos na hora. Nunca foi um problema. Mas sempre tentamos chegar ainda de dia. Fazer isso a noite é furada.
      Para fotos a gente tinha um HD externo de 1TB, mas também tínhamos a conta no Flickr que estava diretamente ligada ao site e lá colocávamos apenas as melhores fotos.
      Espero que ajude.
      Em caso de dúvidas vc pode escrever pra gente tb pelo e-mail contact@kikiaroundtheworld.com
      Abs e boa viagem. Vc vai amar!

      • Geany 19 jan 2014 / 08:34 UTC / #

        oi Carol!! muito obrigada pela resposta e disponibilidade!!
        Ajudou demais claro!!
        Espero poder me lançar logo logo nessa aventura! Valeu pelo incentivo!!
        ahhh e feliz 2014!!!
        Abraços

      • Carol 21 jan 2014 / 15:13 UTC / #

        Ficamos sempre felizes em ajuda.

  2. Leandro 08 jan 2014 / 22:22 UTC / #

    Com certeza uma das melhores coisas em uma viagem de volta ao mundo é a variedade de comidas! Tb adoro experimentar. Eu queria concordar que a comida sempre é melhor no local de origem,mas não tenho certeza. Acho que é costume de gosto e variedade. Boa lista.

    • Carol 14 jan 2014 / 10:33 UTC / #

      Oi Leandro, eu entendo o que vc está falando pois nossos gostos são muito influenciados pelas nossas origens e quando adaptamos uma culinária de fora ao nosso paladar sempre tendemos a achar que é melhor. Os brasileiros acham que a pizza é melhor no Brasil, que a comida japonesa é melhor no Brasil e em alguns casos as adaptações podem sair melhor do que as criações originais. Mas pra provar o sabor original de cada país, sem adaptações, só indo lá mesmo né. :-)