Essa de certo é a parte mais chata de todo o planejamento, mas necessária. O que fazer com a minha casa, plano de saúde, documentação etc. Segue abaixo um checklist prático:

ItemObservações
Minha casaManter a sua casa fechada pagando as contas não é a melhor opção. Então você pode: alugar sua casa para um amigo, se desapegar e vender todas as suas coisas, pagar um depósito para armazenar tudo ou ceder suas coisas para amigos e família durante sua ausência.
Conta bancáriaEscolha uma conta bancária que tenha bons serviços em todo o mundo: emissão de 2ª via com agilidade, saques no exterior, saques emergenciais sem cartão etc. Nós acabamos optando por uma conta no HSBC Premier, que tem agências espalhadas pelo mundo todo e oferece lounges VIPs em aeroportos com conexão à internet e alimentação gratuita.
Transferência de endereçoLembre-se de transferir seu endereço para algum familiar ou amigo próximo, para que as suas principais correspondências não fiquem perdidas.
Seguro de viagemVocê precisa sim fazer um bom seguro de viagem internacional. Existe um site que compara o custo e as apólices de várias empresas diferentes e você pode comprar por lá mesmo: Assegure sua Viagem.
Plano de saúdeProvavelmente você estará desempregado durante a viagem e vai precisar fazer um novo plano, pois se você tiver problemas mais graves deverá retornar ao seu país para tratamento prolongado.
VacinasSe informe bem sobre vacinas exigidas e veja com seu médico outras vacinas relevantes. Você não vai querer estragar sua viagem por uma besteira. E não se esqueça que você deve internacionalizar todas as suas vacinas. Isso pode ser feito em qualquer aeroporto, na ANVISA. Na sessão saúde você vai econtrar mais informações sobre este tópico.
SaúdeFaça o check-up geral antes de partir, principalmente se você tem problemas que persistem em aparecer. Prepare um kit de primeiros socorros e uma farmácia básica. Na sessão saúde você encontra mais detalhes sobre isso.
PassaporteCertifique-se de que seu passaporte está com validade de 6 meses após o retorno da sua viagem e providencie a renovação se necessário.
Seguro de equipamentosSe você está levando equipamentos de alto valor você pode avaliar também a possibilidade de fazer um seguro, inclusive contra roubo, para não ficar na mão durante a viagem.
Carteira de motorista internacionalA carteira de motorista brasileira não é aceita em muitos países, logo seria recomendado tirar uma carteira internacional. Isso pode ser feito em qualquer DETRAN. Veja mais detalhes neste link.
DocumentosO ideal é escanear seus documentos (passaporte, identidade, carteira de motorista e etc…) e enviá-los por e-mail. Em caso de roubo durante a viagem isso vai facilitar sua vida. Verifique também os documentos necessários para retirada de visto e tenha com você 10 fotos 3x4 colorida, pois você vai precisar para a retirada de vistos ao longo da viagem.
Lista de embaixadasEnvie para o seu e-mail uma lista de embaixadas do seu país nos locais por onde vai passar.
Mantendo o contatoLembre-se que você vai ficar um ano fora e precisa manter contato com as pessoas mais queridas. Você pode fazer um blog no Blogger ou no WordPress para compartilhar fotos e comentários, que é gratuito.