Este é um ponto chave do seu planejamento. No princípio ficamos meio malucos, querendo ir pra todo lugar, mas você precisa pensar bem no que é realmente relevante para você.

Agora que você já tem uma idéia de quanto custa já pode começar a pensar quanto tempo quer ficar viajando e pra onde deseja ir. Basicamente o roteiro é influenciado por 4 variáveis: locais que você deseja conhecer x tempo disponível para a viagem x clima x trechos disponíveis na passagem de volta ao mundo.

Veja abaixo um passo a passo para te orientar na formulação do seu roteiro baseado em nossa experiência.

PASSO 1: liste todos os países que você quer realmente conhecer por ordem geográfica. Se você ainda não tem a menor idéia pesquise na internet e em livros sobre viagens. Ao final desta página você encontrará a indicação de alguns livros que utilizamos na nossa pesquisa.

PASSO 2: defina o tempo total de viagem que você tem disponível. Lembrando que se você pretende usar a passagem de volta ao mundo, você tem no máximo 1 ano.

PASSO 3: coloque a quantidade de dias que você deseja passar em cada país (nunca deixe menos de 7 dias ou sua viagem ficará corrida). Se você extrapolou a quantidade total de dias da viagem já comece a reavaliar o roteiro.

PASSO 4: avalie as estações do ano que você quer pegar em cada país. Afinal você não gostaria de pegar -20 graus na Russia e a temporada de chuvas na Indonésia. Para isso encontramos um site francês fantástico onde você pode ver a média dos 3 últimos anos de chuva e temperatura em todas as cidades do mundo. Isso ajudou muito no nosso planejamento. Visite Levoyageur.

PASSO 5: agora você precisa montar o quebra-cabeça, encaixando bem os países com uma certa sequência geográfica, nas estações que você deseja pegar e com os trechos disponíveis na passagem de volta ao mundo. Para isso você pode usar a planilha que estamos disponibilizando para download abaixo e os simuladores de volta ao mundo indicado na sessão “Passagens”.

Olhando esses 5 passos até parece simples, mas essa é a parte mais complicada do planejamento. Nós fizemos 7 roteiros diferentes até chegarmos no plano ideal. Dá trabalho mas com certeza vai valer a pena no final. Dê uma olhada abaixo em como ficou nosso roteiro:

Se deseja visualizar o nosso roteiro no detalhe, clique na imagem ao lado.

Se deseja baixar o planilha em Excel para te auxiliar a criar seu próprio roteiro, clique aqui.

Lembre-se que seu roteiro poderá ter flexibilidade durante a viagem, pois com certeza você vai querer fazer alterações no meio do caminho. Porém, os trechos da passagem de volta ao mundo serão a base da sua viagem para te dar um direcionamento.

 

Alguns livros que podem ajudar na sua pesquisa:

  •  Vagabonding – An Uncommon Guide to the Art of Long-Term World Travel (Rolf Pots – Villard)
  • The Road Less Travelled – 1.000 Amazing Places Off the Tourist Trail (Bill Bryson – Eyewitness Travel)
  • The Asia Book – A Journey Through Every Country in the Continent (Lonely Planet)
  • The Travel Book – A Journey Through Every Country in the World (Lonely Planet)
  • 400 Vouyages de Rêve – Les Hauts Lieux de L’humanité (National Geographic)
  • 501 Must Take Journeys (Bounty Books)
  • 1.001 Maravilhas Naturais Para ver Antes de Morrer (Michael Bright – Sextante)
  • 1.000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer – Um Guia Para Toda a Vida (Patricia Schultz – Sextante)
  • 100 Grandes Maravilhas do Mundo (Ciranda Cultural)
  • 100 Grandes Cidades de Mundo (Ciranda Cultural)