Acompanhe Kiki Around the World pelo blog e deixe seus comentários para interagir com a gente.

Cuba – A incrível viagem pelo mundo anti-capitalista

Depois de 4 dias relaxantes de lua-de-mel retornamos à capital Havana e dessa vez tivemos um lindo dia de sol e céu azul, finalmente! O centro estava ainda mais lindo com o bom tempo.

Havana under the sunParanamas Havana

Dessa vez fizemos o passeio com o ônibus turístico e fomos visitar a praça da revolução, onde tem a famosa arte com o rosto do Che Guevara e Camillo Cienfuegos, os maiores heróis da revolução.

Alexis in Plaza da revolucion

Viajar por Cuba é uma experiência única e incrível e definitivamente Havana é o nosso lugar preferido. É lá onde você vai ver as fortes raízes do sistema comunista mas também as falhas. Um sistema completamente anti-capitalista que chama a sua atenção a cada detalhe.
É engraçado passear pelas ruas sem ver nenhuma propaganda na sua frente, zero! A única propaganda espalhada pelos 4 cantos do país é da revolução e do comunismo, muitas com imagens de Che e Camillo.

Propagand

Em Havana Vieja você vê algumas lojas internacionais já voltada para o turismo mas nos outros bairros você pode andar quadras e quadras sem ver nenhuma loja, e quando existe uma elas são bem estranhas. Nada de decoração, poucas opções de produtos e em uma mesma loja você compra sapatos, roupas, comida, produtos de beleza e material de papelaria. Muito bizarro.
Em Cuba os artistas, são extremamente incentivados e privilegiados e podem ter uma qualidade de vida bem melhor. Com tanto foco pra música, arte e esportes você pode ver artistas talentosos por todos os lados. Na nossa sociedade capitalista se o adolescente fala: “Pai eu quero estudar música”, o pais vai dizer: “Música é coisa de vagabundo, você tem que estudar alguma coisa de verdade pra ter uma boa carreira meu filho”. Em Cuba um pai nunca diria isso e na verdade as crianças já podem escolher música desde a escola. É outro mundo.

Musicians

É interessante tentar entender o sistem societário do país, onde todos, não importa sua profissão, ganham cerca de 15 a 25 dólares por mês. Porém, ainda que você se esforce muito só vivendo lá pra entender de verdade. Mas a proposta de igualdade societária está cada vez mais distante de ser real, existem sim privilégios e você vê cada um se virando no seu jeitinho pra ganhar um extra e por isso é comum ver muitos negócios de garagem na casa das pessoas, seja uma lojinha de comida, venda de frutas ou outros produtos e até mesmo restaurante. Tem sempre um mercado negro pra tudo.

Nós nunca vimos um mendigo ou qualquer pessoa pedindo dinheiro na rua.
Como toda boa proposta socialista educação e saúde é um direito de todos e lá funciona de verdade. É o único país de terceiro mundo no planeta com 100% da população literada. Um povo sem poder econômico mas super educado e não importa com quem você interaja na rua você sempre vai poder conversar sobre tudo. Eles têm noção do mundo, de política, da história… Mas tantos anos sobre um regime militário onde a liberdade de expressão não existe você sente o medo em se expressar sobre alguns assuntos, como contra a polítoca do país por exemplo, já que as pessoas podem até ser presas por isso.

Havana under the sun2

É difícil explicar tudo o que vimos em um post mas Cuba definitivamente vale uma visita, e rápido, antes que tudo mude muito. Em todo esse tempo de viagem nunca tínhamos visitado um país com uma cultura social tão única. Um sistema que tínha boas intenções pra garantir as necessidades básicas pra todos mas que teve muitas falhas pra garantir sua auto-sutentabilidade econômica e acabou caindo para o lado da opressão pra manter a sua causa nos momentos mais difíceis.

Para terminar a viagem, na nossa ida pro aeroporto, no meio da madrugada, uma surpresa, o amigo da Eva chegou em um Chevrolet Impala conversível da década de 60 em ótimo estado. Este é apenas um dos 5 existentes em Cuba e era lindo demais! Final perfeito!

Ride to the aeroport with that car!

Os comentários estão encerrados.