O México vai te conquistar! Um dos povos mais simpáticos e alegres do mundo, ruínas impressionantes espalhadas por todo o país, cidades coloniais bem preservadas, uma capital eletrizante e moderna, belezas naturais incríveis e uma extensa opção de atividades pra todos os gostos. Pode ser que você queira estender sua passagem por aqui.
O méxico é alegria, fiesta, tacos, sombrero, praias, tequila, mezcal, cactus, mariachi, ruínas maias. O país tem muito a oferecer… Praias com água azul cristalina do Caribe, um mundo sub-aquático de cenotes, animais marinhos exóticos, 2 maravilhas do mundo (Vulcão Paricutín e as ruínas de Chichen Itza), montanhas, deserto, surf radical, calor, frio, história, arte e cultura.
As ruínas são todas impressionantes e nunca cansamos de visitá-las, Teotihuacán, Chichén Itzá, Palenque, Uxmal, Monte Alban… Cada uma tem sua característica e todas valem uma visita. Gostamos tanto de tudo que vimos no México que foi até difícil pra gente fazer a lista dos lugares imperdíveis aqui no site.
O que valeu mais a pena: O loop pelas belíssimas cidades coloniais, a enérgica capital, a costa do Yucatán pela água cristalina e os impressionantes cenotes e as incríveis ruínas espalhadas pelo país.
O que não valeu tão a pena: Cancun (é o inferno na terra! Uma linda praia com água azul cristalina de cair o queixo destruída por resorts de concreto barulhentos, com turístas sem noção e uma cidade que só tem a oferecer consumo. Se você quer ver com os seus próprios olhos faça uma visita de um dia de Playa del Carmem, vai ser suficiente) e Puerto Vallarta (pois é super turística, não é muito interessante e é mais um destino de festa pra adolescente).
O que queríamos ter feito mas não rolou: O árido deserto dos cactos de Real de Catorce, as cidades coloniais de Puebla e Taxco, a viagem de trem para Chihuahua, a reserva Mariposa Monarca e um trekking pelos Pueblos Mancomunados.
Algumas dicas:
- TRANSPORTE: As opções de transporte de ônibus são as mais luxuosas que vimos em toda a nossa viagem. Existem várias categorias, todas com ar-condicionado, mas nem todos os trajetos oferecem todas as opções. A super luxo tem até tela individual de entretenimento, assim como em aviões, banheiro separado para homens e mulheres, assentos mais confortáveis, apoio para as pernas e bebida e sanduíche. A mediana tem telas de TV compartilhadas com filmes, bons assentos e banheiro coletivo. A categoria mais simples varia muito, as vezes com ou sem banheiro ou TV, e o único problema é que geralmente eles vão fazendo paradas e a sua viagem pode demorar até o dobro do tempo. Para comprar o bilhete nem sempre você precisa ir até a estação. No centro das principais cidades turísticas existem lojas vendendo ou você também pode comprar bilhetes da maioria das empresas nas lojas Oxxos, por uma taxa extra de apenas 0,50 USD.
- VOANDO DE CANCUN: Cancun tem uma grande oferta de passagens aéreas para Europa e Cuba por ótimos preços. Vale a pena ver as ofertas nas agências ou pesquisar na internet. Existem vôos para a Europa por volta de 120 euros na baixa temporada. Para a Europa dê uma olhada em: Jetair Fly, Air Europa, Pullmantur Air. Para Cuba dê uma olhada em: Cubana, Aeromexico.
- OS INCRÍVEIS CENOTES: A gente nunca tinha ouvido falar nessa palavra, mas adoramos conhecer. A região do Yucatán é toda formada por cenotes, que é um poço natural, característico do México, resultante do colapso da camada de calcário que expõe água subterrânea. É um mundo debaixo d’água a ser explorado, único e divertido. Existem cenotes abertos, fechados com cavernas submersas e outros parcialmente cobertos com piscinas circulares. O mais legal é fazer snorkeling ou mergulho dependendo do tipo de cenote. Nós visitamos os cenotes Cristalino (aberto) e Dos Ojos (fechado com cavernas), ambos perto de Tulum, e amamos!
- NADANDO COM O TUBARÃO-BALEIA: Essa é certamente uma das experiências mais incríveis e o México é um dos poucos lugares do mundo onde isso é possível e talvez o melhor, pois você nada com grupos de mais de 20 tubarões-baleia e ainda assiste ao balé das arraias-manta gigantes que nadam por ali. O tubarão-baleia é o maior peixe do mundo, podendo medir até 12 metros, possui enorme beleza e são vegetarianos e super dóceis. Portanto você não precisa ter medo deles. Se esse é o seu sonho planeje bem a sua viagem, pois só é possível nadar com eles entre Junho-Agosto. Os lugares mais baratos pra fazer são Isla Mujeres e Isla Holbox, saindo entre 70-75 USD o mais em conta, mas se você estiver lá bem nas férias de julho pode ser mais difícil achar por esse preço.
- CHICHÉN ITZÁ: As ruínas maias de Chichén Itzá estão na lista das sete maravilhas do mundo e é realmente incrível. Visitar por um tour sai muito caro e não vale a pena, pois eles chegam no sítio por volta das 11 da manhã quando todos estão chegando e sua experiência vai ser destruída pela muvuca. Mas você pode visitar independentemente de 3 formas: pegando um ônibus de Mérida ou Valladolid, ou passando a noite na cidade de Pisté, que é do lado. Não importa a sua opção, lembre-se apenas de acordar cedo pra chegar lá até as 9 da manhã.
Nosso trajeto (58 dias)
Saímos de Belize City e pegamos um ônibus público que cruzava a fronteira até a cidade de Chetumal, no México. De lá tomamos um outro ônibus até Tulum, de onde fizemos várias day trips para os cenotes, a praia de Akumal e depois fomos de minivan para Playa del Carmem, de onde visitamos em um dia Cancun. Depois fomos de ônibus até Chiquilá pra pegar o barco para Holbox e retornamos para Chiquilá pra pegar o ônibus até Cancun e o barco para Isla Mujeres. Retornamos de barco para Cancun pra pegar o nosso vôo para Havana, em Cuba. Passamos 15 dias em Cuba e retornamos em um vôo para Cidade do México. Depois fizemos o loop do norte de ônibus passando por San Miguel de Allende, Guanajuato, a praia de Puerto Vallarta, e Morélia, de onde visitamos Patzcuaro e o vulcão Paricutín, até retornarmos à Cidade do México. Depois continuamos a rota para o sul passando por Oaxaca, a praia de Puerto Escondido, San Cristóbal de Las Casas, de onde visitamos o Cañon del Sumidero, Palenque e Mérida, de onde visitamos as ruínas de Uxmal e Chichen Itza. De lá tomamos um ônibus para Cancun pra pegar nosso vôo para Madrid.
View Full Size Travel Map at Travellerspoint
O melhor do país
Melhor período
- Ano todo (gráficos clima).
Gasto médio/dia
- 70,00 – 90,00 US$ o casal
Lugares imperdíveis
- A energizante e moderna capital de Cidade do México
- Tulum para aproveitar uma das praias mais bonitas e relaxantes do Yucatán, nadar com as tartarugas em Akumal e visitar incríveis cenotes
- As belíssimas ruínas de Teotihuacán e Chichén Itzá
- San Cristóbal de Las Casas, nossa cidade colonial preferida que vai te prender por dias
- O charmoso loop colonial do México: San Miguel de Allende, Guanajuato, Morelia, Oaxaca
- Ilha de Holbox, o refúgio do caos de Yucatán
Experiências incríveis
- Nadar com os incríveis e belíssimos tubarões-baleia e assistir ao balé das arraias-manta gigantes
- Fazer snorkeling e explorar o maravilhoso mundo submerso dos cenotes da região do Yucatán.
Culinária indispensável
- Tacos (a mais tradicional tortilla de milho servida com uma carne e outros adereços como queijo, tomate, etc… Podendo sempre variar)
- Antojitos (taco é um deles, mas existe uma série de variações muito complicado de descrever como sopes, panuchos, tostadas, gorditas, quesadillas, etc… Prove todos eles)
- Guacamole com totopos (purê de abacate temperado com tomate, cebola, coentro e cebolinha, e servido com totopos, uma tortilla de milho frita triangular)
- Enchiladas (panqueca de milho recheada com uma carne e coberta por molho e queijo ralado. Se for recheada com queijo e com molho de feijão, chama enfrijoladas))
- Costra (tortilla feita de queijo derretido e recheada com carne)
- Mole (famoso molho picante da região de Oaxaca, feito com diversas especiarias e chocolate para ser servido com uma carne)
- Michelada (cerveja com limão e pimenta, servida em um copo com a borda cheia de sal picante)
- Tequila e Mezcal (bebidas destiladas partindo da planta de agave, elas são parecidas, mas são feitas de diferentes tipos de agave)