Um país desenvolvido, com arquitetura exuberante da sua história e uma sensação de voltar no tempo da segunda guerra mundial. A Rússia com certeza tem uma forte personalidade e foi exatamente como a gente estava imaginando. Com dias ensolarados e de céu azul em pleno verão europeu, tivemos um agradável momento.

Andar em seus velhos trens do metrô e seus prédios residenciais super antigos da época da segunda guerra mundial nos fez sentir dentro de um filme. Caminhar pelas ruas com seus prédios de arquitetura complexa e detalhada, que até nos lembrou um pouco Paris, garante uma caminhada prazerosa em apreciar cada centímetro da cidade. Interagir com os russos… Bom, aí depende… Eles não são lá os mais agradáveis com os turistas, mas se você conhece um local, você vai ser recebido como um rei. Sorte a nossa que tínhamos um casal de amigos russos em Moscou e por conta disso tivemos uma experiência incrível, com direito a uma noite interminável de festa em São Petersburgo com a melhor vista da cidade!
 

Algumas dicas:

  • TRANSPORTE: Não viajamos de ônibus, então nossa única referência é o trem. Viajar de trem é seguro e de ótima qualidade. O trem noturno que pegamos lá foi um dos melhores de toda a viagem e conseguimos dormir a noite toda. Existem vários tipos de tarifa, então quanto antes você reservar (pelo menos 5 dias antes) mais chance de conseguir a tarifa mais barata (cerca de 45 USD por pessoa entre Moscou e São Petersburgo). A classe em cabine aberta é mais do que suficiente e todas têm ar climatização.
  • UM TOUR PELO METRÔ DE MOSCOU: Moscou tem estações de metrô super antigas e com uma arquitetura incrível que valem realmente a visita. Parece até que você está em museu. De certo o passeio turístico mais barato já que você só precisa pagar uma passagem de metrô. Não perca as seguintes estações: Kievskaya (linha 5 – marrom), Ploshcad Revolutski (linha 3 – marinho), Komsomolskaya (linha 1 – vermelha), Novoslobodskaya (linha 5 – marrom), Arbatskaya (linha 4 – azul claro), Prospekt Mira (linha 5 – marrom), Mayakovskaya (linha 2 – verde escura) e Belorusskaya (linha 5 – marrom).
  • COMUNICAÇÃO: A comunicação não é muito fácil, pois a maioria das pessoas não fala inglês, então sempre peça para o seu hotel escrever a direção de onde você está indo em Russo, caso você precise de ajuda na rua e use a criatividade. Heheh…Para se deslocar em Moscou tenha com você o mapa do metrô em inglês e russo pois todas as indicações são apenas em russo e é impossível ler, então o inglês vai te ajudar um pouco com a pronúncia. Já em Sâo Petersburgo é mais fácil, todos as indicações são nas duas linguas.
Nosso trajeto (10 dias)

Voamos de Londres para Moscou e fomos diretamente para a casa dos nossos amigos na capital. Ficamos dois dias e partimos em um trem noturno para Sâo Petersburgo, onde passamos 3 dias. Depois retornamos para Moscou, também em trem noturno, e ficamos lá até o dia da nossa partida para a Jordânia.

O melhor do país

Melhor período
  • Jun-Set

Gasto médio/dia
  • 120,00 – 150,00 US$ o casal

Lugares imperdíveis

  • A charmosa cidade de Sâo Petersburgo.
  • A praça vermelha de Moscou e seus arredores
  • Um tour pelas maravilhosas estações de metrô de Moscou
  •  
     
     
     
     
     

Culinária indispensável

  • Borsch (tradicional sopa de carne com beterraba, cenoura e batata)
  • Strogonoff (carne picada com cebola, cogumelo e molhod e creme)
  • Syrniki (um clássico do café da manhã – panquecas de queijo cotage)
  • Shashlyk (churrasco de carne de frango ou carneiro, para se comer com ketchup e salada)
  • Dumplings (tipo de raviole recheado de carne que se come com sour cream)