Um país que ficou rico pelo seu famoso canal do Panamá, uma obra da engenharia impressionante. Chegar no Panamá parece até um choque, principalmente se você chega pela cidade do Panamá. Uma cidade super moderna e americanizada, cheia de arranha céus, nada haver com as outras cidades da América do Sul que havíamos passado até agora.

O panamá tem também ilhas paradisíacas, com a imagem que todos tem do caribe, de suas águas azul cristalina. Mas sem ouvir muitas coisas espetaculares sobre o país, a não ser pela costa do Caribe, a gente acabou fazendo uma passagem rápida e não exploramos muito o país.

O que valeu mais a pena: As maravilhosas ilhas San Blás de Kuna Yala, a vibe cool de Bocas del Toro e o impressionante Canal do Panamá.

Algumas dicas:

  • TRANSPORTE: A rede de transportes é boa, mas os ônibus noturnos são horríveis, já que eles usam os mesmo ônibus de dia, que não são nada confortáveis para dormir bem, por isso evite os ônibus noturnos sempre que possível. No final você chega acabado no seu destino e a única coisa que você quer é dormir. Se você for pegar ônibus noturno compre seu bilhete pela manha ou um dia antes, alguns trajetos não tem muitas opções e esgotam rápido.
  • CRUZANDO A FRONTEIRA COM A COLÔMBIA: Essa é certamente a travessia de fronteira mais complicada de todos os países que passamos. Você precisa pegar um voo de Cidade do Panamá para Puerto Obaldia (última cidade do Panamá), mas atenção pois esse voo lota rápido e o melhor é reservar com antecedência (para isso você pode enviar um e-mail para reservaciones@flyairpanama.com ou comprar em uma agencia de viagens no Panamá). De Puerto Obaldia você deve pegar um barco para a primeira parada na Colômbia, em Capurganá, e daí você pode aproveitar uns dias em Capurganá e em Sapzurro, dois paraísos escondidos no Caribe e de pura tranquilidade. De Capurganá você ainda precisa pegar 2 horas de lancha batendo a sua coluna no banco de madeira até a esquisita cidade de Turbo e de lá você ainda terá 12 horas de ônibus até Cartagena. Pegue a lancha que sai cedo de Capurganá pra você conseguir fazer todo o trajeto até Cartagena ainda no mesmo dia, você não vai querer passar uma noite na bizarra cidade de Turbo.
  • DE BARCO PARA A COLÔMBIA: Uma forma popular de chegar até a Colômbia é fazendo a travessia de barco, que geralmente leva 5 dias e inclui 3 dias de passeios pelas ilhas San Blás no Caribe. A viagem custa cerca de 550 USD por pessoa com tudo incluído, menos bebidas, mas eles já estavam pensando em aumentar os preços quando a gente estava lá. Na nossa opinião não valeu muito, você passa dois dias trancado no barco sem ver nada apenas cruzando o oceano e pra quem fica enjoado é bem difícil e depois o custo por dia é muito alto para o que você tem. O que vale mais a pena são os 3 dias nas ilhas San Blás, mas se você for visitar saindo de Panamá city você vai gastar menos, pois a viagem de barco sai uns 110 USD por pessoa por dia e os pacotes de San Blás no Panamá saem uns 50 USD por pessoa por dia. Mas se ainda assim você gostaria de fazer essa viagem no hostel Panama by Luis você encontra uma seleção de barcos que fazem esse trajeto.
  • DO PANAMÁ AO MÉXICO: Se você quer apenas cruzar a América Central de forma barata existe um serviço de ônibus chamado Tica Bus, que te leva da Cidade do Panamá até Chiapas no sul do México. A viagem leva 5 dias e para todas as noites na capital de cada país onde você deve pagar pela sua acomodação. O custo total é de 133 USD na classe turística e 172 USD na classe executiva. Mas você pode também comprar apenas os trechos entre 2 países, 3 países, etc… Qualquer um que esteja na rota deles.
Nosso trajeto (11 dias)

Cruzamos de barco de Cartagena, na Colômbia, até Carti na região de Kuna Yala, no Panamá, em uma viagem de 5 dias. No caminho o barco passou 3 dias pelas paradisíacas ilhas de San Blás no Caribe. De Carti pegamos um transporte de jeep de 2 horas e meia até Panamá city, onde ficamos por três dias. Depois partimos de ônibus noturno até almirantes, de onde pegamos o barco para Bocas del Toro. Após 3 dias voltamos para Almirante e pegamos dois ônibus para chegar até a fronteira com a Costa Rica (Almirante – Changuinola – Guabito).

O melhor do país

Melhor período

Gasto médio/dia
  • 70,00 – 90,00 US$ o casal

Lugares imperdíveis

  • As paradisíacas ilhas do caribe de San Blás (Kuna Yala)
  • Bocas del Toro para curtir praias em estilo Caribe mas com um estilo mais selvagem