Definitivamente a Malásia não encantou tanto a gente. É difícil explicar, mas o país não tem uma forte personalidade que o deixe tão interessante e nem lugares tão espetaculares que você não possa perder. O mais interessante de fato é a mistura de culturas dos malaios, chineses e indianos. È como se você tivesse um pouquinho dos outros países vivendo em harmonia em um mesmo espaço e as vezes até parece que você está viajando na India ou na China.

Talvez o melhor do país esteja mesmo na ilha Borneo, pelo que escutamos de outros viajantes, mas muitos mais pela sua natureza do que pelas cidades. As ilhas mais paradisíacas, os urangotangos, o Kinabalu Mount e todas as experiências mais deiferentes. Mas infelizmente pra gente não rolou de ir lá dessa vez. O lado positivo é, viajar pela Malásia é super fácil, as estradas são muito boas e os ônibus super confortáveis. O melhor custo benefício até agora.

O que queríamos ter feito mas não rolou: Na Península Malásia: as belas ilhas da costa leste, Pulau Perhentian Kecil e Pulau Tioman / Na Península Borneo: a magnífica paisagem do Kinabalu Mount, os urangotangos em Kinabatangan e as ilhas paradisíacas do arquipélago de Semporna.

Algumas dicas:

  • CLIMA: A Malásia é um país super húmido e chuvoso o ano todo. Mas o período das monsões difere bem entre as suas costas leste e oeste. Na costa leste o melhor período para viajar é de Abr-Out e na costa oeste é de Nov-Mar. Como as praias mais bonitas estão na costa leste, eu priorizaria o período bom pra lá.
  • TRANSPORTE: Se você estiver indo da Malásia para o sul da Tailândia não pegue os joint tickets para as ilhas, pois você vai pagar bem mais caro e muitos mandam você pelo transporte público normal. Nós fizemos todo o transporte por nossa conta de Langkawi até Ko Phangan e economizamos quase 20 USD por pessoa. Talvez dê um pouquinho mais de trabalho, mas definitivamente vale a economia. Apenas fique atento com o período em que você vai estar viajando (ex: Full Moon Party). Se for muito ocupado pode ser que você encontre dificuldade para comprar o bilhete do barco na hora.
  • FESTIVAL: Se você estiver viajando pela Malásia em Jan-Fev não deixe de checar as datas do Thaipusam Festival, que acontece em Batu Caves, perto de Kuala Lumpur. É um dos maiores eventos da cultura indiana e você vai poder ver milhões de pelegrinos em uma longa caminhada performando seus rituais sadomasoquistas de devoção.
Nosso trajeto (12 dias)

Chegamos por terra pela fronteira com Singapura, na cidade de Johor Bahru e de lá pegamos um ônibus até Melaka, na costa Oeste. Após 2 dias fomos de ônibus para Kuala Lumpur, onde passamos 3 dias, e depois nos deslocamos mais uma vez de ônibus até Georgetown, em Penang. Após 4 dias pegamos um barco para Langkawi e depois fomos de barco também para Satum, na Tailândia.

O melhor do país

Melhor período

Gasto médio/dia
  • 50,00 – 60,00 US$ o casal

Lugares imperdíveis

  • Melaka (Unesco Heritage)
  • Langkawi Island (se você não pode visitar as ilhas da costa leste)
  •  
     
     
     
     
     

Culinária indispensável

  • Laksa (Melaka – um dos poucos pratos Malaios com leite de côco, pasta picante, noodle)>
  • Satay celup (Melaka – fondue picante com carne, frutos do mar e legumes)
  • Popiah (Melaka – um tipo de spring roll com legumes gigante)
  • Roti (Indiano – uma massa frita com molho)
  • Frango e arroz (Chinês – frango crocante ou cozido com arroz)