A França é o país mais visitado do mundo! Que atrai cerca de 80 milhões de turistas por ano, 20 milhões a mais que o número de habitantes! E não é à toa… Esse país tem arquitetura históricas bem conservadas, uma variedade de paisagens deslumbrantes e uma culinária de dar água na boca. Certamente é um destino irresistível.

Aqui você pode voltar no tempo e conhecer mais da história viajando pelas charmosas cidades medievais, pelos castelos dos reis e pelas cidades que conservam prédios renascentistas e neo-clássicos que se espalham por todo o país. Você pode curtir a natureza no verão e no inverno, se maravilhando das águas do mediterrâneo aos alpes. O único problema é a quantidade de turistas… Não espere muita paz e nem exclusividade, tudo bomba por aqui.

Nós não tínhamos nenhuma previsão de passar pela França durante a nossa volta ao mundo, mas acabamos pisando por aqui duas vezes com a mudança de planos. Mas nossas dicas abaixo foram fruto de diversas viagens que fizemos em diferentes momentos da vida.

O que valeu mais a pena: Paris a capital da luz, as águas da Costa Azul, os maravilhosos castelos do Vale do Loire e de Versailles, as cidades medievais da Bretanha e as montanhas de esqui.
O que queríamos ter feito mas não rolou: A região de vinícolas de Bordeaux.

Algumas dicas:

  • TRANSPORTE: Viajar pela Europa via terrestre é sempre caro, principalmente de trem. Por isso uma boa opção é voar. Você pode encontrar vôos muito baratos em toda a Europa (as vezes por 20 euros), mas geralmente você só encontra as tarifas mais baratas quando comprar o bilhete com antecedência e fora de temporada. Esteja também atento de que o check-in de bagagem e pagar com cartão de crédito sempre tem uma taxa extra. Existem várias empresas aéreas baratas na Europa, mas a nossa favorita é Easyjet. Verifique também Ryanair, Vueling, Flybe, Tuifly, Thomas Cook. Você também pode usar esse guia para procurar as empresas mais baratas entre dois pontos na Europa.
  • VIAJANDO DE CARONA: Outra forma barata de viajar pelo país e pela Europa é pegando uma carona de carro, por um sistema chamado BlaBlaCar, onde pessoas que estão viajando vendem espaços no carro delas por um custo baixo que ajuda a bancar o custo da viagem. Funciona muito bem e reservando pelo site você tem todas as garantias (se a pessoa não aparecer você recebe o dinheiro de volta e você também tem o direito de cancelar até X horas antes). Além disso você sempre pode encontrar opções de última hora o que oferece flexibilidade. Nós fizemos e aprovamos. Pesquise seu trajeto em BlaBlaCar.
  • VERSAILLES E VALE DO LOIRE: Versailles é sem dúvida o castelo mais bonito e impressionante, principalmente pelo seu jardim, mas o Vale do Loire também vale uma visita pra fazer a sua viagem de volta ao tempo dos reis ainda mais marcante! O problema? Escolher quais castelos visitar… Pois existem cerca de 150 castelos por toda a região. Pra poder curtir, considere pelo menos 4 dias e se quiser se aprofundar considere 1 semana. Para um bom mix de arquitetura externa extravagante, decoração interna preservada, jardins maravilhosos e história, a gente sugeriria os seguintes castelos: Chambord, Cheverny, Chenonceau, Villandry e Les Clos. E se você tiver mais tempo considere também: Blois, Ussé, Brissac, Le Lude e Chamont sur Loire. Faça sua pesquisa pelo site pra conhecer mais sobre os castelos e decidir o melhor roteiro pra você e se você curte bicicleta sua experiência pode ser ainda mais incrível e existe um site só pra isso: Loire à Vélo.
  • ESQUI MAIS BARATO: Pra poder esquiar na França sem gastar uma fortuna o ideal é alugar um apartamento nas semanas de baixa temporada. Nós pagamos uma vez 150 euros por pessoa pra sete dias em um apartamento de 6 pessoas em Courchevel por 7 dias, na primeira semana do ano, colado na pista. Uma super oferta! Pesquise nas páginas oficiais de cada estação de esqui, pois geralmente eles oferecem alugueis ali mesmo e você consegue procurar as semanas mais baratas (que muitas vezes caem pela metade): Courchevel e Chamonix. Nas semanas de baixa o passe do esqui também fica mais barato e estando em um apartamento você pode cozinhar pra economizar ainda mais.
Nosso trajeto

Não temos um trajeto único já que visitamos a França em diversas viagens diferentes, mas marcamos no mapa os principais pontos pra ajudar na localização.

O melhor do país

Melhor período

Gasto médio/dia
  • 120,00 – 150,00 US$ o casal

Lugares imperdíveis

Château Chenonceau

  • Paris, uma das cidades mais bonitas do mundo
  • Uma viagem de volta ao tempo dos reis nos castelos de Versailles e do Vale do Loire
  • Os belíssimos Calanques de Cassis na Costa Azul
  • Dinan, Rennes e o Monte Saint-Michel pra curtir uma vibe medieval
  • O cenário maravilhoso das montanhas dos Alpes franceses

Experiências incríveis

Ski time!

  • Voltar no impressionante tempo dos reis visitando os castelos
  • Esquiar e se jogar pela fofa neve branca das estações de esqui
  •  
     
     
     

Culinária indispensável

Goat cheese

  • Foie gras (delicioso fígado de ganso)
  • Croque Monsieur (um sanduiche recheado com presunto e molho bechamel gratinado com queijo por cima)
  • Confit de Canard (perna de pato cozida lentamente na própria gordura)
  • Crepe (tipo panqueca à base de farinha de trigo recheada, doce ou salgado)
  • Queijos, queijos e queijos (o país dos queijos tem mil opções, mas não deixe de provar os de cabra)
  • Charcuterie (um clássico da frança que oferece: patês, rillettes, saucisson… de todos os tipos… pato, porco, javali, burro…)
  • Baguete (o melhor e mais crocante pão de baguete que você vai provar na sua vida)
  • Boulangerie (uma incrível variedade de produtos de padaria de dar água na boca, prove todos: croissant, chausson aux pommes, pain au chocolat, palmier…)
  • Vinho (é também o país dos vinhos, não deixe de provar. Bom e barato!)