França – De volta à época dos reis no Vale do Loire

Depois de visitar a Bretanha partimos para uma viagem de volta no tempo na época dos reis, visitando os castelos do Vale do Loire. A região possui mais de 150 castelos, sendo que apenas 20 são mais relevantes e são uma ótima opção pra entender a complicada história de sucessão dos reis da França. Difícil é decidir o que visitar, mas aproveitamos pra apreciar de fora os castelos que apareciam no nosso caminho.

Another castle on our way

Começamos pelo imponente e gigantesco castelo de Chambord, com 426 salas, 56m de altura, 77 escadas e 282 chaminés. Construído pelo rei Francisco I em 1519, este era apenas um castelo de caça e foi pouquíssimo usado pelos monarcas. Nele você encontra a famosa escada em caracol onde pessoas que sobem por um lado nunca encontram as pessoas que sobem pelo outro. Uma idéia que se suspeita ter sido criada por Leonardo Da Vinci.

ChambordChambord

Depois fomos para a cidade de Blois e já na chegada tivemos uma belíssima vista pra cidade com seu castelo.

The beautiful view in Blois

Visitamos o castelo de Blois que é interessante por ter 4 arquiteturas de períodos diferentes, gótico, flamboyant, renascimento e clássico, já que o castelo foi sendo aumentado aos poucos por diferentes reis. Sua construção começou na Idade Média, no século XIII e ele foi sofrendo alterações até 1638, passando pelas mãos dos reis Luís XII, Francisco I e Luís XIII.

Château de Blois

Fomos passar a noite em Amboise e no caminho admiramos o visual do Castelo real de frente pro rio. Não visitamos esse mas já vale ver por fora.

The view to Amboise castle

Decidimos fazer uma noite ao estilo dos reis em uma charmosa pousada, com muito conforto, uma bela decoração e um café da manhã delicioso. Mas isso só aconteceu graças a mãe da Carol, porque se a gente tivesse viajando sozinhos ele não cabia no nosso orçamento. Hehehe… Obrigado Glória! :-)

Our nice room

No dia seguinte visitamos Chenonceau, o castelo mais visitado na França depois de Versailles, mas entendemos porque. O charmoso castelo foi construído sobre o rio, proporcionando um visual incrível, além dos belos jardins decorados ao redor. Sua construção começou em 1499 como um pequeno castelo e ao longo do tempo ele foi sendo aumentado, e após a I Guerra Mundial ele serviu até de hospital de emergência.

Château de Chenonceau from its gardensChâteau de Chenonceau

Além disso ele tem uma belíssima decoração interna e a mais bela e preservada cozinha que existe dentro de um castelo. Com certeza a grande atração da parte interior.

The amazing kitchen of Chenonceau

Pra finalizar visitamos a casa onde Leonardo da Vinci passou seus últimos anos de vida trabalhando para o rei Francisco I, o Les Clos (um mini castelo, que na frança é chamado de Manoir). Na casa ainda podemos ver a decoração da época, conhecer um pouco mais sobre a história de Leonardo, além de apreciar as maquetas da maioria das suas invenções que influenciaram muitas das soluções da nossa engenharia atual. Todas maquetas desenvolvidas com base nos desenhos que ele deixou arquivado nessa casa. O castelo também tinha um enorme jardim, que podemos visitar e ver outras maquetas de Leonardo. Uma visita bem interessante.

Le Clos de Leonardo Da Vinci

Foi impressionante ver de perto mais uma vez a ostentação da monarquia Francesa, que parecia mais uma competição de egos entre cada novo rei que assumia o trono. Um estilo de vida que choca e impressiona e nos faz perguntar: “Mas pra que eles faziam tudo isso?”. No final nos demos conta de que a vida não mudou tanto assim daqueles tempos pra cá e que a ostentação dos egos do nosso século é a mesma, mas ela apenas se expressa de outras formas. O negócio é mostrar o poder via bens materiais.

No final da tarde retornamos pra Niort, cidade do Alexis, e fomos direto pra um jantar na casa do Mika, um dos nossos padrinhos de casamento. Obrigada Mika e Gaëlle pelo simpático jantar.

Dinner at Mika

Os comentários estão encerrados.