Visitar Cuba é fazer uma viagem de volta no tempo, é respirar história e sentir de todas as formas a força e os efeitos da revolução no país. Um dos únicos países ainda comunistas e com uma forte proposta socialista que faz você ver de perto uma realidade completamente diferente dos nossos mundinhos capitalistas. Dos erros aos êxitos, a cada nova descoberta faz você repensar e se perguntar o que seria de fato a melhor opção.

Imagine um país sem marketing, sem propaganda, sem diferentes marcas para os produtos… Bem vindo à Cuba! Aqui você vai vivenciar uma realidade que você nunca imaginou como seria e essa é definitivamente uma experiência intrigante. Havana com certeza é a atração principal por oferecer a experiência mais mágica, com seus prédios antigos caindo aos pedaços, os carros americanos dos anos 60 espalhados por todo lado e por mostrar em cada canto o estilo de vida dos cubanos.

Mas Cuba tem muito mais que isso… Tem praias maravilhosas, montanhas, cidades coloniais e música e arte de qualidade. E além disso, viajar em Cuba é como viajar com trilha sonora, devido a uma cultura e um sistema que valoriza a arte e faz aflorar em cada possível talento a vontade de ser músico. A cara do Cubano? Difícil dizer. Talvez seja o maior mix que vimos até agora, uma mistura de europeus, latinos e africanos, que muitas vezes fica difícil dizer quem é local e quem não é.

O que valeu mais a pena: A magia de Havana, o charme colonial de Trinidad e a água mais impressionante do mundo de Cayo Santa Maria.
O que queríamos ter feito mas não rolou: As plantações na região de Viñales e as montanhas místicas de Baracoa.

Algumas dicas:

  • DINHEIRO: Cuba não é tão caro como todos falam, se você aprender a viver um pouquinho como os locais, se evitar a alta temporada e se ficar em casas de família. Existem duas moedas em Cuba, CUC e PESOS cubanos (moeda nacional). O CUC quase equivale ao dólar e vale 24 PESOS cubanos. Tanto turistas quanto locais utilizam as duas moedas, que podem ser trocadas em qualquer CADECA (casa de câmbio). Serviços em CUC sempre são mais caros do que os em PESOS. Por isso se você utilizar os serviços em moeda nacional o máximo possível (como transporte público nas cidades, lanchonetes de cajetas…), sua viagem sai mais barata. Daí pra tours e transporte turístico não tem muita opção, vai sair caro.
  • QUE DINHEIRO LEVAR?: Usar cartão de crédito ou sacar dinheiro em caixa automático é uma péssima opção, pois eles cobram taxas extras pelo cartão e para toda transação em dólar, que fatalmente acontece toda vez que você usa o cartão. O melhor mesmo é levar dinheiro, mas somente EUROS ou PESOS MEXICANOS, que possuem uma boa taxa de câmbio. Nem pense em levar DÓLAR, pois acima da taxa de câmbio eles ainda cobram cerca de 10 a 20% de taxa extra. um abuso, que acontece devido ao embargo dos Estados Unidos.
  • TRANSPORTE: Se você pegar os transportes turísticos é bem simples e confortável e também mais caro, cerca de 5 USD ou + a hora. Esse transporte atende tanto turistas quanto locais que não querem ficar na fila de espera para o transporte barato. Sim, existem opções mais baratas de transporte mas o sistema é complicadinho e as viagens podem ser muuuito longas, então nem sabemos explicar. Pense também que para os transportes de fila de espera você pode estar tomando o lugar de um local, que precisa muito mais que você.
  • OS CAYOS PARADISÍACOS: Cuba é famosa por suas ilhas paradisíacas com águas cristalinas do Caribe. Nós estivemos lá e de fato é a água mais impressionante que vimos em nossas vidas! Por isso vale uma visita. Algumas ilhas só tem acesso via aéreo, como Cayo Largo, mas existem outras conectadas por pontes, que é mais fácil e mais barato para chegar. Nós ouvimos que Cayo Santa Maria tinha uma das praias mais bonitas e por isso fomos pra lá. O único ponto é que nessas ilhas só existem resorts “all inclusive” e essa é a única forma de visitá-las. Mas não desanime, passe em uma agência em Cuba e verifique os pacotes, pois vale a pena pelo que você tem, toda a comida, bebida (inclusive alcóolica – whisky, champagne, cocktails…) e entretenimento incluídos. Os pacotes podem variar de 90 a 300 USD a diária para 2 pessoas, dependendo do resort e do tipo de quarto.
Nosso trajeto (15 dias)

Pegamos um voo de Cancun para Havana, onde passamos 5 dias pela cidade mágica. De lá pegamos um ônibus turístico para Viñales. Saímos no dia seguinte de lá porque estava caindo o mundo de tanat chuva e fomos com um transporte de minivan turístico para Trinidad. Depois tivemos um transporte privado em um carro americano antigo até a ilha de Cayo Santa Maria onde íamos passar 4 dias de lua-de-mel em um resort “All inclusive”. Depois pegamos um ônibus turístico de volta a Havana de onde tomamos o avião para Cidade do México.

O melhor do país

Melhor período

Gasto médio/dia
  • 65,00 – 80,00 US$ o casal

Lugares imperdíveis

Magical Cuba

  • A mágica viagem de volta no tempo em Havana
  • A belíssima cidade colonial de Trinidad com suas majestosas montanhas e boa música para os seus ouvidos
  • Os famosos Cayos (ilhas) e suas impressionantes águas cristalinas (Cayo Santa Maria, Cayo Largo, Cayo Coco…)

Experiências incríveis

The incredible american old cars

  • Andar nos impressionante antigos carros americanos dos anos 60
  •  
     
     
     
     

Culinária indispensável

Ropa Vieja with Arroz Moro

  • Ropa Vieja (carne desfiada ensopada com pimentão, cebola e tomate)
  • Arroz moro (arroz branco misturado com feijão preto)
  • Mojito (rum branco, água com gás, açúcar e herba buena – menta NÃO)
  • Cuba libre (rum branco, coca-cola e limão)