O sul e o leste da África são simplesmente incríveis e você vai encontrar mais do que espera. Um sul moderno e desenvolvido e um leste autêntico África. Paísagens incríveis, animais exóticos, natureza exuberante e diversificada e pessoas simpáticas. Dunas, canyons, deserto, rios, lagos, mar, savana, árvores, montanhas, ilhas… Tudo acompanhado de todos os animais selvagens pra deixar ainda mais interessante.

Mas o que fazer com apenas 1 mês para toda essa região? Nós encontramos a solução. Fizemos um overland tour, um roteiro em caminhão com mais 22 pessoas que saiu de Cape Town, na África do Sul, e foi até Dar es Salaam, na Tanzânia, passando pela Namíbia, Botswana, Zâmbia e Malaui. Simplesmente incrível e uma das melhores experiências que tivemos até agora.

No caminho vimos o que tinha de melhor na natureza de cada país, apreciamos todos os animais exóticos que passavam pelo caminho e curtimos demais os safaris. Depois de ver os animais selvagens na natureza você nunca mais vai querer pisar em um zoológico!

Os países mais interessantes: Namíbia pelas suas belezas naturais, Botswana pela imensa oportunidade de admirar os animais selvagens, África do Sul pela diversidade de coisas para ver e fazer.
O que queríamos ter feito mas não rolou: explorar mais a Tanzânia com sua exótica ilha de Zanzibar, os dramáticos safaris (Ngorongoro crater e a migração do Serengeti) e o seu gigante monte Kilimanjaro, os safaris do Quênia e suas praias inexploradas, Uganda e sua incrível reserva dos gorilas.

Algumas dicas:

  • DINHEIRO: Viajar pela África é bem mais caro do que a maioria das pessoas pensam, mas isso vai variar muito de uma região pra outra e também se você vai viajar independente, alugando carro, acampando, etc… Pesquise antes de planejar a sua viagem e o seu orçamento.
  • O QUE É UM OVERLAND TOUR?: É um tour organizado por agências especializadas onde todo o deslocamento do roteiro é feito em um caminhão personalizado para esse tipo de viagem, com assentos, mesa, lockers para as malas e todo o equipamento de acampamento. A hospedagem é em campings, com tenda para duas pessoas e ao longo do trajeto todos os passageiros ajudam com a responsabilidades diárias, cozinhar, limpar, montar o acampamento e lavar a louça. Uma oportunidade prática de viajar e também de interagir com outras pessoas. O tour geralmente passa pelos principais highlights de cada país e eles oferecem diversos roteiros, que vão do sul ao norte da África. Mas os mais populares são no sul e leste da África. Esse tipo de tour tem um foco maior em jovens, mas também existem opções com mais conforto, onde se dorme em quartos e com cozinheiro, que focam em pessoas mais velhas.
  • CUSTO DE UM OVERLAND TOUR: Considere uma média de 100 USD por pessoa por dia, incluindo tudo (dormir em barracas, 3 alimentações ao dia, bebidas e passeios e safares descritos no pacote do tour). O que fica de fora desse custo são atividades extras de aventura (paraquedas, quad, sanboarding…). Para roteiros que incluam os gorilas em Uganda, considere gastar mais, pois é bem caro! Como o custo de um overland é dividido? Em geral existem 3 custos básicos: 1- custo do tour (esse é o custo básico que você vai pagar pra fazer a reserva e que banca os custos gerais fixos do tour e da agência); 2- custo local (esse é o custo obrigatório que você tem que pagar em dinheiro no primeiro dia do tour e ele banca os custos variáveis durante a viagem com alimentação, combustível e taxas de camping e fronteira que o guia deve administrar); e 3- custo local flexível (esse é o custo que se refere à atividades propostas no roteiro, ele também deve ser em dinheiro e você pode escolher se quer fazer ou não). Nesses 3 custos acima não estão incluídos os gastos com bebidas (pois só inclui água, portanto se você bebe muito álcool preveja um média maior) e alimentação em grandes cidades (nesses casos eles especificam no roteiro e preferem fazer assim pois as pessoas costumam aproveitar pra jantar em restaurantes), mas na média-dia de 100 USD por dia já inclui os 3 custos padrões + bebidas extras + restaurantes.
  • EMPRESAS DE OVERLAND TOUR: Nós fizemos com a Acacia e foi uma boa experiência, mas existem inúmeras empresas especializadas. Aqui vai uma lista para ajudar na sua pesquisa: Nomad, Dragoman, Intrepid, Oasis, Absolute Africa, Kumuka. O serviço geralmente é parecido e elas costumam passar pelos mesmos lugares, mas existem várias opções de roteiro diferentes, alguns explorando mais cada país e alguns mais acelerados.
  • VIAGEM INDEPENDENTE: Nós não fizemos nada independente, mas conhecemos pessoas que fizeram. É super possível, mas você precisa de mais tempo, pois nem sempre o deslocamento é fácil e as distâncias são longas. Pelo que entendemos é bem mais fácil viajar de transporte público pelo leste africano do que no sul. Geralmente no sul você encontra muitas pessoas viajando com carro alugado, mas que sai bem mais caro. Talvez uma boa opção seja fazer um mix, viajando a parte do sul em overland tour e a parte do leste independentemente, onde você vai conseguir salvar mais grana.
  • MELHOR PERÍODO: O melhor período para visitar essa região da África é durante o inverno, pois o calor não é tão intenso durante o dia, a vegetação está mais seca, permitindo maior visibilidade dos animais selvagens nas estradas e nos safares e esse é um importante período de migração para os animais e se você estiver indo para a Tanzânia entre Julho e Outubro pode ter uma experiência incrível no Serengeti. Mas não se engane, o inverno também é muito frio a noite pode chegar a 5º graus celsius, você precisa se preparar com roupas adequadas e um bom saco de dormir se estiver acampando.
  • COMUNICAÇÃO: Incrivelmente todos os países que visitamos falam perfeitamente inglês. Então comunicação não é um problema. Além disso, na maioria dos lugares o povo é simpático e prestativo.
Nosso trajeto overland tour (36 dias)

Voamos de Hong Kong para Johannesburgo, onde fizemos uma conexão para Cape Town. Passamos 4 dias visitando a cidade antes de iniciar o nosso Overland Tour. Nosso tour saia de Cape Town e nos dois primeiros dias fomos pelo norte da África do Sul, passando pelo Orange River, até cruzar a fronteira com a Namíbia. Lá cruzamos todo o país, passando pelo Fish River Canyon, as dunas de Sossusvlei, a cidade das aventuras de Swakopmund, a exótica paisagem de Spitzkoppe, o Etosha National park e a capital Windhoek. Então cruzamos para Botsuana, passando por Ghanzi, o belo Okavango Delta, Chobe National Park e a pequena Kasane. Cruzando para o Zâmbia, começamos pela famosa Victoria Falls em Livingstone e depois seguindo para o Malawi, paramos no Kafue River, Lusaka e Chipata. No Malauí passamos todo o tempo aproveitando as praias do lago Malauí, em Kande beach e Chitimba. E finalmente cruzamos para a Tânzania para terminar o nosso tour em Dar es Salaam, onde passamos 2 dias na praia aguardando o nosso vôo para Londres.

O melhor do país

Melhor período
  • Mai-Out

Gasto médio/dia
  • 200,00 US$ o casal para overland tour

Lugares imperdíveis

  • As incríveis dunas de Sossusvlei (Dune 45 e Dead Vlei) – Namíbia
  • Spitzkoppe para admirar seu imenso visual rochoso alaranjado ao cair do sol – Namíbia
  • Etosha National Park e seu fantástico ponto de água para os animais – Namíbia
  • Chobe National Park para um safari de qualidade e com paisagem exuberante – Botsuana
  • A poderosa Victoria Falls – Zâmbia ou Zimbábue
  • Lago Malauí e suas ondas que parecem mais com o mar – Malauí

Experiências incríveis

  • Saltar de paraquedas no deserto da Namíbia
  • Passar horas admirando as centenas de animais bebendo água no ponto de água do camping no Etosha National park – Namíbia
  • Fazer um safari e um boat cruise para apreciar os animais selvagens no Chobe National park – Botsuana
  • Quad biking nas dunas de Swakopmund ao cair do sol – Namíbia
  • Descer correndo as duna 45 de Sossusvlei – Namíbia
  • Admirar os pinguins em Boulders Beach – África do Sul